O que é plataforma como serviço (PaaS), como funciona, modelos e vantagens

PaaS

IaaS, PaaS e SaaS são alguns dos termos que surgiram com o cloud computing e trouxeram uma vasta gama de possibilidades para muitas empresas. Com a tecnologia envolvida, negócios de todos os portes puderam acessar estruturas tecnológicas muito mais robustas.

Isso, claro, tornou os processos de desenvolvimento, criação e produção mais democráticos e acessíveis. Hoje, as empresas podem contar com a expertise e a estrutura de gigantes da tecnologia, como o Google, por exemplo, investindo menos. 

E o melhor, sem perder a flexibilidade e o poder de personalização das suas ferramentas e estratégias. 

Isso só é possível com o uso do cloud computing, ou computação em nuvem. Com a tecnologia, é possível utilizar data centers e estruturas remotamente. Dessa forma, uma pequena startup no interior de Minas Gerais consegue utilizar kits de desenvolvimento (SDK) do Google.

Vamos entender melhor o que é uma solução PaaS e os benefícios da plataforma como serviço para o seu negócio?

O que é uma solução PaaS?

PaaS é a sigla para plataform as a service, ou plataforma como serviço. É uma tecnologia, como adiantamos acima, baseada em cloud computing que possibilita que empresas de diferentes portes tenham acesso a tecnologias mais sofisticadas. Sem claro, dispor de altos investimentos.

Para que isso seja possível, um provedor de serviços disponibiliza grande parte da estrutura tecnológica necessária para “desenvolver, implantar, executar e gerenciar apps.” 

A plataforma como serviço é disponibilizada, portanto, remotamente, e pode ser acessada a qualquer momento, de diferentes locais. E fica sob responsabilidade do desenvolvedor PaaS:

  • disponibilizar;
  • gerenciar;
  • manter;
  • atualizar;
  • estabelecer barreiras de segurança na plataforma oferecida.

Vale ressaltar que, hoje, existem diferentes soluções PaaS e os principais tipos são:

  • PaaS pública 

A PaaS pública costuma ser um pouco menos flexível, afinal, ela demanda a utilização da nuvem pública. Sua utilização, portanto, é mais comum em empresas menores ou de médio porte.

  • PaaS privada 

Na solução de PaaS privada, a empresa pode utilizar o data center local, ou uma nuvem pública. Gerando, assim, mais flexibilidade que a solução anterior. Inclusive, com ela o usuário pode desenvolver aplicações com diferentes níveis de segurança.

A liberdade e as possibilidades fazem com que ela seja utilizada mais comumente por grandes empresas.

  • PaaS híbrida 

Uma solução de PaaS híbrida, como você já deve imaginar, une algumas das características da PaaS pública e outras da privada. A tecnologia comumente usada neste caso é a nuvem híbrida.

Ao utilizar a PaaS híbrida, o usuário pode ter uma grande flexibilidade em relação à capacidade, mas com mais controle. 

PaaS: como funciona, na prática?

Um provedor de PaaS, como o Google App Engine, por exemplo, oferece a estrutura necessária para que diferentes empresas desenvolvam aplicações dos mais diversos tipos. Como servidores, softwares, bancos de dados e muito mais.

Ou seja, na prática, PaaS é a base para que a empresa consiga criar ferramentas mais robustas, sem investir em uma plataforma própria. E, dependendo do fornecedor escolhido, além da plataforma, a empresa pode contar com o monitoramento e a manutenção.

Sem se preocupar, portanto, com atualizações, indisponibilidades e correções.

Resumidamente, ela atua como um suporte para que o seu time possa desenvolver e construir estruturas mais complexas. Utilizando para isso o software de uma empresa expert em tecnologia, como o Google, por exemplo. 

Além da infraestrutura em nuvem, com firewalls, máquinas virtuais e o sistema operacional, e, por fim, a Interface de Usuário Gráfico (GUI).

Modelos e exemplos de PaaS

Hoje, existem inúmeros modelos e exemplos de PaaS no mercado. Com eles, o usuário pode testar diferentes infraestruturas de virtualização, sem precisar investir em hardwares robustos ou se preocupar com inúmeras licenças.

Alguns dos exemplos de PaaS mais conhecidos são:

  • Google App Engine;
  • Heroku;
  • Salesforce e
  • Microsoft Azure.

Agora que você já sabe o que é uma solução PaaS, seu funcionamento e alguns exemplos, vamos elencar alguns dos principais benefícios da plataforma como serviço!

4 benefícios PaaS: mais produtividade, eficiência e agilidade!

  • Redução de custos e investimentos em tecnologia

Como mencionamos em outros tópicos, é comum empresas gastarem com licenças diversas, atualizações, manutenções, diferentes softwares e hardwares para manter uma estrutura robusta. Com uma solução PaaS grande parte desses custos são eliminados, tanto no desenvolvimento, quanto na gestão e manutenção de aplicativos.

Com a possibilidade de pagar o quanto se usa, os investimentos em PaaS passam a ser um ótimo atrativos para empresas de todos os portes.

Outra economia muito importante para a empresa, é no quesito espaço físico e equipamentos ociosos. Como a contratação do PaaS considera a demanda da empresa, conseguimos otimizar o uso das ferramentas disponíveis. 

  • Personalização e flexibilidade

Outra vantagem do PaaS é a gama de possibilidades que a empresa pode acessar devido à computação em nuvem. Quando investimentos em infraestrutura própria, perdemos em flexibilidade. Afinal, é preciso utilizá-la com as ferramentas disponíveis, pelo menos até a próxima atualização ou que o investimento tenha retorno.

Com uma solução PaaS, no entanto, é possível experimentar e testar diferentes ferramentas, middlewares, sistemas, bancos de dados e linguagem. Aumentando, assim, a diversidade dos recursos disponíveis.

E, como se trata de uma plataforma, a empresa pode utilizá-la como base para desenvolver ferramentas personalizadas para o seu negócio. Diferentes de um SaaS, por exemplo, que possui menos flexibilidade de alterações e criações.

  • Escalabilidade 

Com a possibilidade de usar uma plataforma robusta, mas com investimentos acessíveis, a empresa pode ter acesso a tecnologias muito melhores. Sem, claro, abrir mão da qualidade e da segurança. 

Esse contexto auxilia no ganho de eficiência e produtividade em todos os processos de desenvolvimento e manutenção. O que, claro, gera muito mais poder de escalabilidade para o negócio.

Sem contar que a empresa não precisa despender capital e espaço físico para manter uma infraestrutura robusta.  

  • Agilidade no desenvolvimento e disponibilização de ferramentas e aplicações

Uma das maiores vantagens do PaaS é a otimização do tempo, recursos e de processos. E isso, naturalmente, impacta na agilidade do desenvolvimento e disponibilização de produtos que são realmente o foco do negócio.

Como as soluções PaaS podem ser acessadas remotamente, com a colaboração de todos, a qualquer momento, muitas etapas de desenvolvimento são encurtadas. Afinal, a sua empresa já terá a base necessária e a equipe pode focar esforços e tempo em etapas mais estratégicas e complexas.

É possível dizer que alguns passos são terceirizados e o time de desenvolvimento pode ir direto ao objetivo. Sem a necessidade, portanto, de investir tempo na implantação, manutenção e atualização de grande parte das ferramentas.

Agora que você conhece um pouco mais da solução PaaS e da importância de cloud computing para gerar ganhos, valor e diminuir custos, que tal começar a modernizar sua estrutura tecnológica?

Atualize e modernize a sua estrutura tecnológica com cloud computing!

O cloud computing é uma estratégia atual e que pode ajudar a alcançar suas metas empresariais, permitindo que sua equipe trabalhe melhor e de maneira mais ágil. 

Quer ajuda para atualizar e modernizar suas estruturas com essa tecnologia? A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar.

Aproveite para assistir ao nosso Safetalk e confira mais motivos para adotar o Google Cloud:

Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS