Tribunal de Contas de Pernambuco

SEGMENTO

GOVERNO

FUNÇÃO

ADMINISTRATIVO

TAMANHO

ACIMA DE 751 – GRANDE EMPRESA

A empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco é um órgão público com autonomia administrativa e financeira em relação aos Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Sua função é a de auxiliar o Legislativo no controle externo de toda a Administração Pública, a ele cabe a fiscalização da aplicação de todo o dinheiro público pertencente ao estado e aos municípios de Pernambuco.

Esta fiscalização ocorre em todos os Poderes do Estado e nos 184 municípios pernambucanos, de forma descentralizada, através das Inspetorias Regionais, cada uma delas com jurisdição para fiscalizar um grupo geograficamente próximo de municípios do estado.

tce-pe

Desafios

Com a grande responsabilidade do órgão visto a grandiosidade da sua função e responsabilidade perante a população, o TCE precisava reduzir custos, o que é de interesse do contribuinte, das ferramentas utilizadas, além de inovar sua forma de trabalho, tornando-a mais colaborativa e ágil.

O grande desafio encontrado foi em como viabilizar uma redução de custos de magnitude, causando o menor impacto possível para o usuário final.

Solução

G Suite

A Safetec em parceria com a empresa israelense SoftWatch, realizou um levantamento detalhado da utilização de diversos aplicativos como edição de texto, edição de planilhas e apresentações.
Através da solução de avaliação foi possível  entender a real necessidade dos usuários e traçar diferentes soluções para cada um deles.

Pelo fato do TCE-PE já ser cliente da Safetec há mais de um ano de G Suite (antigo Google Apps for Work) –  contratação que ocorreu através de licitação de ampla concorrência – a solução não só atendeu a necessidade de ferramentas (Documentos, Planilhas e Apresentações), como deu ao usuário uma série de benefícios não encontradas antes como: colaboração em tempo real entre vários departamentos, melhoria no processo de licitação, criação de ouvidorias internas, entre outras.

A partir daí foi detectada a necessidade da implantação do G Suite, pois com seus recursos é possível atender a quase todos os tipos de perfis de usuários, além de integrar todo o processo que envolve as diversas áreas do Tribunal.

Resultados

Com o G Suite, foi possível reduzir de forma significativa os custos do CTI -Coordenação de Tecnologia da Informação. Para cada ciclo de três anos, o TCE-PE economizará aproximadamente R$ 700 mil reais, visto que a plataforma anterior custava aproximadamente R$ 700,00 por usuário.

Além da melhoria dos processos internos, pois a nova solução estimula o trabalho em equipe e a colaboração entre setores. Todas as informações disponíveis e centralizadas, acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento.

“Com o G Suite trouxemos mais celeridade e otimizamos a nossa organização, com redução de custos em benefício dos contribuintes do Estado. Estamos muito satisfeitos!”

Rodrigo Arruda, CIO do TCE-PE

Vamos fazer seu projeto acontecer?