Netuno Internacional

Netuno Internacional

SEGMENTO

MANUFATURA

FUNÇÃO

ADMINISTRATIVO

TAMANHO

201 A 750 – MÉDIA EMPRESA

A empresa

Fundada há 25 anos, como uma peixaria no bairro de Brasília Teimosa, na cidade do Recife, a Netuno se tornaria alguns anos mais tarde a empresa líder de pescados no Brasil.

Hoje a Netuno conta em sua estrutura com uma unidade de processamento de tilápia, na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, e duas centrais de distribuição, sendo uma no Recife e a outra em São Paulo. Possui ainda áreas de cultivo de tilápia, no Rio São Francisco, nas cidades de Petrolândia e Jatobá e três lojas premium para atendimento ao público localizados nos melhores shopping centers do Recife.

Desafios

Como em toda companhia focada em resultados, a Netuno precisava encontrar uma forma de reduzir seus custos de licenciamento de software. Dentro do rol de aplicações utilizadas, o MS Office sempre onerou o orçamento da área de T.I.

Era necessário, então, encontrar uma forma de reduzir estes custos sem causar grandes impactos para usuários.

Solução

G Suite

Por utilizarem as soluções do G Suite desde 2011, a Netuno Internacional procurou em conjunto com a assessoria da Safetec Informática, uma ferramenta que desse suporte a um processo de decisão para migração do MS Office para o G Suite (antigo Google Apps for Work).

A partir daí, e em parceria com o Google a empresa israelense Softwatch, utilizou-se o serviço CloudIT MS Office Assessment. Serviço este que consiste em coletar informações sobre a real utilização dos aplicativos da Microsoft e dar suporte ao planejamento de transição durante um período de 30 dias. Tudo isso através da instalação de um agente bastante simples.

Resultados

Sem a utilização de um serviço de avaliação desta natureza, tomar qualquer decisão para uma migração seria, no mínimo, uma decisão às cegas. Utilizando as ferramentas do G Suite, que já estavam disponíveis para os seus usuários, resultados bastante expressivos foram alcançados.

“Nós utilizamos recentemente o serviço de avaliação do MS Office da Softwatch para apoiar nosso processo de decisão de migrar nossos usuários para o Google Docs, Planilhas e Apresentações. Após um período de três semanas, nós pudemos identificar o perfil dos nossos usuários. A maioria deles sequer utiliza alguns dos aplicativos, principalmente o Powerpoint e Word.

Com o objetivo de termos uma transição de baixo risco, nós decidimos manter o Excel como um aplicativo standalone e migrar o Word e Powerpoint para o Google Docs e Apresentações, respectivamente. Com esta decisão, estaremos economizando cerca de 50% dos nossos custos de licenciamento do MS Office com um baixo impacto para nossos usuários.

Com o apoio da Safetec Informatica, que consiste no planejamento, treinamento e implantação, nós conseguimos facilmente migrar os usuários das nossas cinco unidades.”, disse Isaac Pessoa, CIO da Netuno Internacional.

“Nós utilizamos recentemente o serviço de avaliação do MS Office da Softwatch para apoiar nosso processo de decisão de migrar nossos usuários para o Google Docs, Planilhas e Apresentações. Com o objetivo de termos uma transição de baixo risco, nós decidimos manter o Excel como um aplicativo standalone e migrar o Word e Powerpoint para o Google Docs e Apresentações, respectivamente. Com esta decisão, estaremos economizando cerca de 50% dos nossos custos de licenciamento do MS Office com um baixo impacto para nossos usuários.”

Isaac Pessoa, CIO do Grupo Netuno

Vamos fazer seu projeto acontecer?