Netuno

SEGMENTO

MANUFATURA

FUNÇÃO

ADMINISTRATIVO

TAMANHO

201 A 750 – MÉDIA EMPRESA

A empresa

Fundada há 25 anos, como uma peixaria no bairro de Brasília Teimosa, na cidade do Recife, a Netuno se tornaria alguns anos mais tarde a empresa líder de pescados no Brasil.

Hoje a Netuno conta em sua estrutura com uma unidade de processamento de tilápia, na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, e duas centrais de distribuição, sendo uma no Recife e a outra em São Paulo. Possui ainda áreas de cultivo de tilápia, no Rio São Francisco, nas cidades de Petrolândia e Jatobá e três lojas premium para atendimento ao público localizados nos melhores shopping centers do Recife.

Desafios

Por sua natureza altamente distribuída pela região Nordeste, mas com forte atuação no Sudeste do país, o grupo Netuno necessitava de uma solução de comunicação robusta e que permitisse que seus mais diversos colaboradores interagissem de forma transparente, como se estivessem no mesmo local físico de trabalho.

Além disso, há um processo extremamente crítico para o negócio, as unidades localizadas no interior da Bahia e Pernambuco precisam transmitir diariamente as notas fiscais de entrada para a matriz. Posteriormente estas são avaliadas pelos setores de Análise e finalmente escrituradas pela área Contábil.

Solução

G Suite

Em parceria com a Safetec e utilizando o G Suite (antigo Google Apps for Work), o grupo Netuno possui hoje uma plataforma de comunicação com 99,9% de disponibilidade e com baixíssimo custo de administração. Além disso, o grupo desenvolveu em cima desta plataforma um processo para transmissão das notas fiscais de entrada a partir de sua indústria de processamento de tilápia, em Paulo Afonso, na Bahia. Combinando ferramentas como o Google Drive, Google Forms e Planilhas, foi possível não somente realizar a transmissão destes documentos, mas integrar todo o processo que envolve diversas áreas da empresa, desde a recepção até o processamento e escrituração contábil.

Resultados

Anteriormente à implantação do G Suite e ao trabalho de melhoria de processos internos, o grupo Netuno utilizava um sistema de terceiros responsável pela recepção dos documentos fiscais das fazendas. Sistema esse que foi descontinuado pelo fabricante. Através da plataforma foi possível desenvolver e entregar uma rápida solução para os nossos usuários com um custo baixíssimo.

“Além de estarmos totalmente despreocupados em relação à manutenção do nosso ambiente de comunicação, temos hoje uma solução que agrega valor ao nosso negócio. Desenvolvemos, em parceria com a Safetec, todo o nosso processo de envio das notas fiscais de entrada das nossas fazendas de criação. Conseguimos criar todo um sistema de notificações entre as pessoas envolvidas neste processo. Por exemplo, quando um colaborador conclui suas atividades, automaticamente o colaborador seguinte dentro do nosso processo é notificado. E assim segue até termos todo o nosso processo concluído.”, afirma o CIO do grupo Netuno, Isaac Pessoa.

“Um dos riscos que possuíamos era a dependência de outros fornecedores para oferecer alguns de nossos serviços. De forma súbita, fomos comunicados que nosso sistema de recepção de notas fiscais das fazendas seria descontinuado. Imediatamente procuramos uma solução que nos atendesse com o prazo mais curto e com menor custo possível. Daí surgiu o G Suite para atender esta demanda. Adicionalmente, temos a garantia que os serviços do Google jamais serão descontinuados.”, comenta o CIO.

“Um dos riscos que possuíamos era a dependência de outros fornecedores para oferecer alguns de nossos serviços. De forma súbita, fomos comunicados que nosso sistema de recepção de notas fiscais das fazendas seria descontinuado. Imediatamente procuramos uma solução que nos atendesse com o prazo mais curto e com menor custo possível. Daí surgiu o G Suite para atender esta demanda. Adicionalmente, temos a garantia que os serviços do Google jamais serão descontinuados”

Isaac Pessoa, CIO do Grupo Netuno

Vamos fazer seu projeto acontecer?