LGH

SEGMENTO

DISTRIBUIDOR

FUNÇÃO

COMERCIAL

TAMANHO

201 A 750 – MÉDIA EMPRESA

A empresa

Há 25 anos atuando no ramo de bebidas, o Grupo LGH é responsável pela distribuição da Brasil Kirin em áreas estratégicas da região Nordeste. Com suas oito unidades, o grupo atende diretamente os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará.

lgh

Desafios

Por estar presente em diversos estados da região com suas diversas unidades de negócio, um grande desafio era oferecer soluções com baixo risco de indisponibilidade e que agregasse valor para o negócio do grupo. Dentre os desafios específicos, pode-se citar: integrar as diversas unidades da empresa através de uma infraestrutura robusta; aumentar a produtividade de departamentos como RH, Compras e Financeiro.

Solução

G Suite

Através da parceria com a Safetec, hoje o Grupo LGH é referência na utilização de soluções em Cloud Computing.
Com a Amazon Web Services, o processo de transmissão, autorização e envio das NFe de todas as empresas do grupo ficou extremamente confiável e com um custo menor do que a solução anterior.

No ambiente anterior, havia com frequência indisponibilidade do serviço, o que resultava de realizar o processo de faturamento, por exemplo, em tempo hábil,  trazendo prejuízos reais para o negócio.

Hoje, em uma infraestrutura com mais de 99,99% de disponibilidade, utilizando os serviços AWS EC2 (serviço de computação), o AWS RDS (serviço de banco de dados na nuvem) e o AWS SES (serviço de envio de e-mails), todas as unidades podem realizar suas funções com máximo de desempenho sem se preocupar com a disponibilidade dos sistemas.

Com o G Suite, processos como requisição de materiais para compra, realização de pesquisas de clima organizacional, solicitação de viagens e adiantamento de despesas ficou muito mais simples e ágil.

Resultados

Ao utilizar as soluções de Cloud Computing ofertadas pela Safetec em parceria com o Google e Amazon, o Grupo LGH pode ser citado como referência na utilização destas tecnologias.

Resultados expressivos para o negócio do grupo foram alcançados. Através da infraestrutura ofertada pela Amazon, garantimos a disponibilidade e continuidade dos sistemas, evitando prejuízos ocasionados por paradas não programadas.

Já com o G Suite, processos que envolviam um grande tempo para serem consolidados, como pesquisas de clima organizacionais, e alto custo, como deslocamento entre as unidades, foram praticamente eliminados.

Em 2013, relata o executivo, ocorreram diversas paradas no sistema, em torno de 16 horas, e que repercutiu um prejuízo direto estimado em R$ 400 mil. “Frequentemente tínhamos paradas não previstas, que ocasionavam transtornos e prejuízos para o nosso negócio. Com o EC2 e RDS da AWS, não só contamos com um serviço com praticamente 100% de disponibilidade, mas extremamente simples de gerenciar e configurar. Além de tudo isso, temos um custo hoje de menos de 10% das outras soluções de mercado”, conta.

Hoje, em uma infraestrutura com mais de 99,99% de disponibilidade, utilizando os serviços AWS EC2 (serviço de computação), o AWS RDS (serviço de banco de dados na nuvem) e o AWS SES (serviço de envio de e­mails), todas as unidades podem realizar suas funções com máximo de desempenho sem se preocupar com a disponibilidade dos sistemas.

Com o G Suite, processos como requisição de materiais  para compra, realização de pesquisas de clima organizacional, solicitação de viagens e adiantamento de despesas ficou muito mais simples e ágil. “Já nos aspectos dos nossos processos que envolvem tecnologia e comunicação, tivemos ganhos reais em diversas áreas”, diz Ivo Caetano.

“Sem o G Suite, realizar atividades, como por exemplo, uma pesquisa de clima organizacional, levava dias para ser realizadas e consolidadas. Através do Google Forms, podemos não somente criar estas pesquisas em poucos minutos, como podemos enviá­las para os nossos colaboradores e consolidar suas respostas em pouquíssimas horas”, complementa.

Um outro processo importante foi a realização de reuniões com as unidades de negócio. Sem os Hangouts, solução de videoconferência do Google, o processo de reunião com os gestores era extremamente custoso e demorado, pois havia necessidade de deslocamento dentro dos três estados em que atuamos. Hoje este custo praticamente inexiste”, afirma o CIO.

No negócio de distribuição de bebidas, as reuniões para tomada de decisão para ações de mercado são muito importantes. E num mercado dinâmico e competitivo, a videoconferência é certamente um recurso muito útil, porém caro, avalia o CIO do grupo LGH. “Com os hangouts pudemos disponibilizar uma solução simples e barata para reuniões à distância para gestores e a diretoria”, conclui.

“Nos aspectos dos nossos processos que envolvem tecnologia e comunicação, tivemos ganhos reais em diversas áreas. Sem o G Suite, realizar atividades, como por exemplo uma pesquisa de clima organizacional, levava dias para serem realizadas e consolidadas.”

Ivo Caetano, CIO do grupo LGH

Vamos fazer seu projeto acontecer?